top of page
5566879.jpg
METODOLOGIA
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

O Grafitinho — Colégio Escrevendo o Futuro adota uma linha metodológica que não se alicerça em um único referencial teórico, porque partimos do pressuposto que nenhuma teoria é capaz de pesquisar o ser humano em sua multiplicidade. Nosso objetivo educativo apoia-se nas principais teorias construtivistas, sendo articulado com os parâmetros curriculares nacionais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Buscamos uma proposta pedagógica condizente com a realidade do aluno.

CONFIRA ABAIXO AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil tem por finalidade proporcionar a utilização de diferentes linguagens como a corporal, a musical, a oral e a escrita, fazendo com que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma e sejam mais independentes, fortalecendo assim a sua autoestima.


O Grafitinho — Colégio Escrevendo o Futuro adota a metodologia de projetos para desenvolver temas de interesses dos alunos. Os pais podem colaborar enviando material de acordo com o projeto que está sendo trabalhado. 

2024 (6).png
PROJETO QUARTA-FRUTA

O Grafitinho — Colégio Escrevendo o Futuro, consciente da necessidade de orientar os pais em relação a alimentação dos filhos(as), elaborou o projeto "Quarta-Fruta", onde os alunos deverão trazer toda quarta-feira, uma fruta de sua preferência que deverá ser trocada ou compartilhada com os amigos. 

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO (Educação Infantil)

Um período de adaptação bem conduzido possibilita que pais e educadores estabeleçam uma relação produtiva, de confiança e respeito mútuo.


Os Alunos que iniciam na Educação Infantil vivem pela primeira vez a experiência de estar por algumas horas longe da família e da proteção que a própria casa representa.


Por isso é importante que seja respeitado o horário de adaptação, orientado pela Coordenação Pedagógica. 

Modelos [sem fundo] (48).png
tp244-bg4-04.jpg
ENSINO FUNDAMENTAL 1

Desenvolver a capacidade de aprendizagem, utilizando como meios as mais diversas formas de conhecimento cognitivo. Compreender o ambiente natural, social, político e cultural no qual se integra de forma ativa. Expressar-se utilizando diferentes linguagens : verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, para comunicar emoções, ideias e valores, reconstruindo e dando novos significados à realidade. Valorizar povos e culturas em tempos e espaços diferentes com linguagens e valores específicos, estabelecendo relações que desenvolvam sua identidade social.

_DSC4150.JPG
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Em nosso colégio, adotamos o método de Alfabetização (1º ano) "Fonação Condicionada e repetida", que utiliza as histórias da Casinha Feliz para desenvolver nos alunos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.


Importante: para culminar o processo de aquisição da leitura e da escrita dos nossos alunos organizamos a Festa do Livro, com data programada em nosso calendário. Realizamos anualmente uma reunião com os pais e/ou responsáveis para decidirmos a respeito da festa.


Lembramos que a festa não é opcional, pois o objetivo dela é integrar pais e/ou responsáveis, alunos, professores, funcionários,  coordenadores e diretores através da Alfabetização. 

ENSINO FUNDAMENTAL 2

Desenvolver a capacidade de aprendizagem, utilizando como meios as mais diversas formas de conhecimento cognitivo. Compreender o ambiente natural, social, político e cultural no qual se integra de forma ativa. Expressar-se utilizando diferentes linguagens : verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, para comunicar emoções, ideias e valores, reconstruindo e dando novos significados à realidade. Valorizar povos e culturas em tempos e espaços diferentes com linguagens e valores específicos, estabelecendo relações que desenvolvam sua identidade social.

Conhecer, construir, divulgar e vivenciar valores no cotidiano escolar, favorecendo a prática da cidadania, na busca de qualidade de vida. Promover o desenvolvimento integral através da construção de conhecimentos, habilidades, aprendendo a aprender. Incentivou a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar, nos eventos sócio – político - culturais promovidos pela instituição com o objetivo de uma maior integração. Considerar as diferentes opiniões dos grupos, buscando contínua atualização e qualificação.

WhatsApp Image 2022-08-28 at 11.38.29 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-08-31 at 13.22.32 (2).jpeg
NOVO ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica e integraliza a formação que todo brasileiro deve ter para enfrentar com melhores condições a vida adulta.

 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, isto significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, aprimorar o educando como pessoa humana, possibilitar o prosseguimento dos estudos e garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania.

dfghnm.jpg
SETOR DE NUTRIÇÃO
Horário integral

O setor de Nutrição tem por objetivo a formação de bons hábitos alimentares em nossas crianças através de um cardápio equilibrado e um trabalho em equipe, em que elas vivenciam a confecção lanches, receitas, Experimentando os diversos sabores e texturas dos alimentos, aprendendo assim, que uma alimentação equilibrada proporciona uma boa saúde e uma melhoria na qualidade de vida.


O refeitório oferece refeições avulsas aos alunos em geral, mediante pagamento prévio na secretaria.

feat.jpg
SETOR DE PSICOLOGIA

O setor de Psicologia possui um caráter preventivo e se insere na escola visando integrar o aluno, a família e a instituição, possibilitando uma unidade de ação.

Atribuições do Psicólogo Escolar:

 

  • Instrumentalizar a equipe escolar através de reuniões, palestras debates, vídeos, dinâmicas, troca de experiências onde informações e reflexões relevantes à educação possam ser estimulados;
     

  • Dar oportunidade para que os educadores possam tirar dúvidas quanto às formas mais adequadas de atuar junto aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e ou comportamento, em sala de aula;
     

  • Contribuir para a construção da auto-estima positiva da criança promovendo o fortalecimento da autonomia;
     

  • Observar, orientar e encaminhar para serviços externos (psicologia, fonoaudiologia, neurologia...) quando necessários.

WhatsApp Image 2023-10-28 at 20.37.02.jpeg
bottom of page