Objetivos:
Refletir sobre comportamentos;
Explorar a relação entre um ser vivo em um ambiente natural;
Solucionar uma adivinha;
Conhecer o jacaré-do-Pantanal;
Explorar noções de quantidade.
Livro Buriti 122,123,138 e 139
Página 122: Peça para que as crianças fiquem atentas no texto da página e marquem a opção correta.
Página 123: Ainda falando sobre museus, pergunte às crianças, como elas acham que as pessoas devem se comportar em museus. Depois, peça que observem as cenas desta página e após a leitura da legenda de cada cena, assinalem aquelas em que todas as pessoas estão com comportamento adequado.
Página 138: Estimule as crianças a observar esta página e a descrever o local em que a onça-pintada está e as opções de abrigo para onde ela pode se dirigir. Explique que nos períodos de chuvas, quando a maior parte do Pantanal permanece alagada, a onça-pintada precisa achar terrenos mais altos e secos para se abrigar, pois ela não é um animal aquático e não pode ficar embaixo d’água o tempo todo.
Página 139: Peça para as crianças observarem a cena e leia a adivinha da página para elas. Proponha então, como se escreve a palavra “jacaré” e registre no local indicado. Oriente a olhar a cena novamente e a descobrir quantos jacarés estão no local. Peça que levantem hipóteses do que por que de tantos jacarés estarem juntos em um só lugar. Após ouvi-los, explique que isso de fato acontece, pois os jacarés se alimentam de peixes e vivem próximos a rios e lagoas. Quando chega o período de seca no Pantanal, eles se amontoam nos locais mais próximos da água para tentar se alimentar e quando não há mais água, eles se enterram na lama ara esperar o período das chuvas.
Aula Especializada
Informática (17h30 online link no grupo)
Comments