Objetivos:
Conhecer a estrutura das adivinhas
Refletir sobre a função social do nome próprio
Explorar hipótese de escrita
Livro Buriti Mirim, página 33 (Adivinhe!)
Antes:
Pergunte as crianças se sabem o que é uma advinha e se conhecem alguma. Caso não saibam proponha algumas para que compreendam a estrutura desse gênero: " O QUE É? O QUE É? DÁ MUITAS VOLTAS, MAS NÃO SAI DO LUGAR? (O relógio de ponteiros); "O QUE É? O QUE É? SOBE QUANDO A CHUVA DESCE? (O guarda-chuva); " É CÉU, MAS NÃO POSSUI ESTRELAS? (O céu da boca).
Durante:
Leia a advinha desta página para as crianças e verifique se conseguem descobrir a resposta. Estimule-as a observar atentamente a cena ilustrada e explore a etiqueta presa ao presente perguntando a turma qual seria a função dela. As crianças podem escrever a resposta do jeito que souberem para que reflitam sobre o sistema de escrita.
Depois:
Construa com as crianças uma coletânea de advinhas. Auxilie-as a selecionar as charadas em livros e sites com conteúdo infantil e seja o escriba delas, registrando as advinhas escolhidas e peça que ilustrem cada uma. Juntos façam uma capa e deem um título para a Coletânea. (Guarde na pasta para a criação de nossos bloquinhos)
Site para pesquisas
Adivinhações:
Comments