Objetivos:
Brincar de recitar e cantar um trava-língua
Desenhar alimentos
Refletir sobre o consumo de doces
Identificar vogais e consoantes trabalhados
Identificar a consoante F
Despertar o interesse pelas palavras e pela leitura
Desenvolver a criatividade
O DOCE mais DOCE dos DOCES
Livro Buriti Mirim, página 65 (O doce de batata-doce)
Antes: Apresentar o vídeo do trava-língua O doce de batata-doce.
Durante: Pergunte às crianças se já comeram doce de batata-doce e se gostaram. Então, questione que outros alimentos doces já experimentaram e quais costumam comer com mais frequência.
Peça às crianças que façam os desenhos nesta página e compartilhem suas produções com os colegas. Se alguma criança consumir muitos doces diferentes, explique que não precisa desenhar todos.
Depois: Converse com as crianças sobre o consumo de doces. Incentive-as a refletir sobre possíveis benefícios ou malefícios desse tipo de ali mento. Deixe que levantem suas hipóteses e, depois, explique que o consumo de doces, embora prazeroso para muitas pessoas, precisa ser moderado. Comente que doces feitos com açúcar e corantes artificiais não trazem benefícios à saúde e parte deles vira gordura no corpo, gerando sobrepeso. Os doces ainda podem enfraquecer ou manchar os dentes, causar problemas nas gengivas e cáries. Além de tudo isso, quem come muitos doces provavelmente deixa de comer alimentos nutritivos no lugar deles, enfraquecendo o organismo. Por isso é que se recomenda não comer doces todos os dias nem de forma exagerada.
Pula a fogueira
Atividade na folhinha
ARTE
● Use a criatividade e crie uma linda fogueira com recortes de jornais ou revistas (ou o material que preferir).
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
● Trabalhando com a letra F;
● Complete as letras que estão faltando;
● Recorte e cole no espaço indicado várias letras F.
Comments