Objetivo: Estimular o vocabulário e a imaginação
Antes: Conversa informal — Observe a página 31 do livro “ Buriti Mirim”.
Aponte para a imagem do tatu-bola e pergunte: “Você conhece esse animal?”; “O que você sabe sobre ele?”; “O que acontece quando ele sente medo?”. Então retome a atividade da página 18 e promova uma conversa sobre as descobertas da criança é fundamental para estimular o desenvolvimento da oralidade e do pensamento crítico.
Durante: Peça a criança que observe a página novamente e descreva o que vê nas demais fotografias.
Atividade: Livro Buriti Mirim_ página 31. Estimule a criança a levantar hipóteses livremente e ajude a estabelecer relações e interferências entre o que vê nas imagens e seus conhecimentos prévios. Depois da leitura, faça perguntas a elas para verificar o que compreenderam das informações, por exemplo: “ Como o tatu-bola toma leite?”; “Será que é pela mamadeira?”; “ O tatu-bola prefere comer cupins e formigas ou areia e raízes?”
Depois: Assista
“Os hábitos do tatu-bola”
O tatu-bola possui hábitos noturnos e se alimenta principalmente de formigas e cupins, consumindo também grande quantidade de areia, cascas e raízes junto ao alimento. O tatu-bola não escava buraco e utiliza como esconderijo tocas abandonadas.