Objetivos:
Conhecer o ciclo de vida das tartarugas marinhas
Contar e registrar quantidades
Associar as quantidades com os números
Explorar o raciocínio lógico
Desenvolver a criatividade
Desenvolver a observação e estimular a atenção e o raciocínio
Tartaruga de Couro
Livro Buriti Mirim, página 81 – “Trilha na praia”
Antes - Incentive as crianças a observar a cena e a dizer que animais estão retratados e o que está acontecendo com eles.
Durante - Leia para as crianças o texto “um berçário na praia” e no final pergunte o que compreenderam das informações e se aprenderam algo novo sobre as tartarugas marinhas.
LEIA PARA AS CRIANÇAS
Um berçário na praia
As tartarugas marinhas viajam a vida toda pelos mares, mas as fêmeas sempre voltam à mesma praia onde nasceram para colocar seus ovos. Arrastando o corpo pesado pela areia, elas procuram um lugar seguro para fazer o ninho. Com as nadadeiras, elas cavam um buraco e depositam cerca de 100 Ovos bem redondinhos, do tamanho de bolinhas de pingue-pongue. Então, cobrem o ninho com areia e vão embora. De 45 a 60 dias depois, os filhotes rompem a casca dos ovos e escavam a areia até chegar à superfície. Eles nascem bem pequenos e correm imediatamente para o mar, guiados pelo instinto. Gaivotas, caranguejos, polvos e uma grande diversidade de peixes comem filhotes de tartaruga. Se as tartaruguinhas conseguirem escapar desses predadores, vão crescer, viajar pelos mares e, um dia, se forem fêmeas, voltarão à mesma praia para colocar seus ovos.
Depois - Oriente as crianças a contar e a registrar a quantidade de tartarugas marinhas que já nasceram.
Letra N
Atividade na folhinha
NOÇÕES DE MATEMÁTICA
● OBSERVE OS DESENHOS, RESOLVA A SUBTRAÇÃO E ESCREVA O RESULTADO.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
● Trabalhando com a letra N.
● Pinte todas as letras N;
Comentários