Objetivos:
Contar e registrar quantidades
Associar as quantidades com os números
Explorar o raciocínio lógico
Desenvolver a criatividade
Desenvolver a observação e estimular a atenção e o raciocínio
O segredo da sobrevivência da preguiça na Amazônia
Livro Buriti Mirim, página 109 “O esconde-esconde da preguiça”
Antes - Retome o texto da página 108 e incentive as crianças a relembrar como a preguiça-de-coleira se esconde de seus predadores. Em seguida, proponha a elas que brinquem de Esconde-esconde da preguiça. Nessa brincadeira, o pegador será o "gavião-real"; as outras crianças serão as "preguiças-de-coleira" e se esconderão em "árvores" (podem ser pilas tras, brinquedos do parquinho ou até espaços da sala de aula), enquanto o pegador conta de 1 a 10 de olhos fechados. Ao procurar as preguiças, ele pode simular que está "voando", batendo as "asas". As preguiças, por sua vez, devem ficar quietas e imóveis, para não chamar atenção.
Durante - Desafie as crianças a descobrir o que as personagens ilustradas nesta página estão fazendo (brincando de esconde-esconde). Depois, mostre os quadrinhos em branco e diga que vão montar um gráfico, registrando na primeira linha a quantidade de crianças ilustradas e, na segunda, a de árvores. oriente-as a iniciar o registro pelo primeiro quadrinho à esquerda e a não saltar nenhum, riscando na cena cada elemento contado e registrado no gráfico. Quando terminarem, peça que comparem as linhas do gráfico e expliquem se há mais crianças ou árvores na cena ilustrada.
Atividade na folhinha
NOÇÕES DE MATEMÁTICA
● trabalhando com os numerais.
● Leve os personagens seguindo a ordem numérica.
COORDENAÇÃO VISOMOTORA
● Recorte os percursos.
コメント