Objetivos:
Compartilhar saberes
Observar imagens e interpretar uma adivinha
Conhecer aves que vivem na Mata Atlântica
Identificar a consoante Z
Desenvolver a oralidade
Despertar o interesse pelas palavras e pela leitura
Associar as quantidades com os números
Explorar o raciocínio lógico
Letra Z
Livro Buriti Mirim, página 111 – “Uma das minhas mãos é assim...”.
Antes - Retome a atividade da página 110 e incentive as crianças a relembrar qual é a função das garras dos bichos-preguiça, que as utilizam como se fossem ganchos no momento de escalar árvores. Em seguida, pergunte a elas para que usamos as mãos e registre as respostas na lousa. Incentive as crianças a avaliar coletivamente se as respostas são pertinentes ou não. Podem ser mencionadas funções como: segurar objetos, levar comida à boca, ensaboar o corpo durante o banho, cumprimentar pessoas etc.
Depois, desafie a turma com as seguintes perguntas: "Suas duas mãos são do mesmo tamanho?"; "Como vocês podem ter certeza?". Acolha as hipóteses que surgirem e, se necessário, proponha que unam as palmas das duas mãos para verificar. Peça a alguém que faça o contorno de uma das suas mãos no espaço em branco.
Atividade na folhinha
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
● Texto letra Z.
● Completa as palavras com a letra Z e descubra varias coisas que começam com a letra Z.
NOÇÕES DE MATEMÁTICA
● CONTE E DESENHE MAIS BOLINHAS ATÉ COMPLETAR DEZ E TERMINE A EQUAÇÃO.
Comments