Objetivos:
· Desenvolver a oralidade;
· Refletir sobre cuidados;
· Explorar noções de educação no trânsito.
Livro Buriti Mirim, página 61 (NA RUA DA ESCOLA)
Antes: Converse com as crianças sobre a rua onde fica o portão principal da escola. Estimule-as a descrevê-la e, depois, pergunte quem as traz para a escola, que tipo de veículo utilizam ou se vêm a pé. Verifique se elas relacionam o modo como vêm à escola, com a distância entre a casa delas e a instituição de ensino.
Durante: Peça as crianças que observem as duas cenas desta página e assinalem as cinco diferenças entre elas. Avalie se associam essas diferenças a uma série de cuidados que devem tomar perto da escola, como atravessar a rua na faixa de pedestres e acompanhadas por um adulto; formar uma fila e permanecer nela enquanto os outros colegas entram na van escolar. Pergunte a criança se, assim como na cena ilustrada, há faixas de pedestres, semáforo e placas de trânsito em frente à escola delas. No caso de crianças que vão de van escolar, pergunte quem as acompanha até o portão e onde desembarcam. Ouça os hábitos das crianças e oriente-as tomar medidas adequadas de segurança se necessário.
Depois: Proponha as crianças que construam com sucatas, massinha ou até mesmo desenhe, um cruzamento de ruas. Ajude-as a reproduzir a sinalização de trânsito e placas. Sugira que brinquem de carrinhos e bonecos, para simular situações de trânsito, e revezem os papéis de motoristas, pedestres e agente de trânsito.
Comments