top of page
Foto do escritorGrafitinho

31 DE AGOSTO: atividades Maternal

Objetivo: Hoje realizaremos uma brincadeira que faz muito sucesso entre as crianças. Ela se chama “Coelhinho sai da Toca” e permite a criança vivenciar uma brincadeira corporal que explora o controle dos movimentos do corpo, a socialização, noções de dentro e fora, atenção, troca, entre outas habilidades.

Antes: Peça à criança que observe a página 29_ Livro Buriti Mirim e incentive-a a descrever o que contém nela.

Durante: Divida as crianças em trios, de maneira que pelo menos uma criança fique de fora (sem grupo). Se no caso o número de crianças não for exato, pode deixar mais de uma criança sem grupo sem nenhum problema pois isso não afetará o desenrolar da brincadeira.


Já nos trios, uma criança será o coelhinho e as outras duas darão as mãos e ficarão com os braços esticados formando uma toca. Depois de formada a toca, a criança que representará o coelhinho deverá ficar abaixada dentro e embaixo da toca formada pelos amigos do trio.


Todos os trios de crianças devem fazer a mesma formação.


Feito isso, as tocas com os coelhinhos agachados dentro deverão ser dispostas em roda, e a criança ou as crianças que estavam sem grupo, que também serão coelhinhos, deverão ficar no centro dessa roda.


Quando todos estiverem em seus lugares você deverá falar: “Coelhinho sai da toca”. E imediatamente os coelhinhos que estão agachados dentro da toca deverão sair de sua toca atual e tentar entrar em outra toca, ao mesmo tempo que os coelhinhos sem toca também deverão escolher uma toca para entrar.


Quem ficar sem toca, deverá se posicionar no centro da roda e esperar pelo próximo sinal, ou seja, pela próxima fala “Coelhinho sai da Toca” e então escolher uma toca para entrar.


Observação - Algumas variações para a mesma brincadeira:

Caso você não tenha um número grandes de crianças e queira brincar mesmo assim, você poderá, ao invés de pegar duas crianças para serem a toca, usar bambolês no chão, ou improvisar fazendo círculos no chão (com barbantes ou mesmo giz) que seriam as tocas onde as crianças (os coelhinhos) deveriam entrar e sair.


Essa é uma brincadeira que quanto mais você brinca mais divertida ela fica.


Dica: Almanaque da Família _ Página 19

Receita: Docinho de cenoura!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page