top of page

Mensagem da nossa Psicóloga ♥



Queridos pais e familiares do Colégio Grafitinho,


Como sinalizei para vocês no início desse momento difícil que estamos vivendo, em função da pandemia do Coronavírus, além de toda atenção à prevenção de contaminação entre as pessoas, teremos que fortalecer também nossa saúde emocional.

Durante esse período em que tenho feito esse apoio às escolas em que atuo como psicóloga, venho orientando para que todos, ainda que nesse momento conturbado, tenham um propósito de vida, criando novas rotinas, aceitando as mudanças e que se motivem para agir revendo prioridades.

Estamos vivendo uma tensão constante por conta de uma ameaça real e assim ficamos tristes, ansiosos e angustiados, e todo esse desgaste vem causando sofrimento emocional enorme.

Sabemos que nesse momento é normal nos sentirmos ansiosos e precisamos nos fortalecer e isso se faz através do outro.

Precisamos nos manter conectados para nos sentirmos mais próximos, já que fisicamente temos que estar longe.

Como vivemos com muitas incertezas, acabamos ficando irritados, apreensivos, estressados e os conflitos em casa estão acontecendo.

Temos que evitar hostilidades e brigas, e respirar com calma e entender a fragilidade de cada um.

É muito importante também que cada um possa buscar o prazer de em alguns momentos estar sozinhos, prazer em estudar, repensar, pesquisar e reforçar sua energia emocional

A luta é de todos nós, por isso precisamos de muita cooperação, muita solidariedade e certamente a aprendizagem será gigantesca.

As nossas crianças estão aprendendo muito, embora de uma forma diferente e também por isso, temos que nos fortalecer, pois o momento é rico para passarmos valores, pensamentos positivos, esperança e muito amor.

É fundamental tanto para nós quanto para nossas crianças, nos distanciarmos dos noticiários o tempo todo, o que só vem aumentando nossa ansiedade.

Apesar de entendermos que todo esse desgaste é normal, precisamos estar atentos também para os sintomas que estão ficando mais intensos ao observarmos quando alguém não consegue mais se acalmar e tudo começa a ficar fora de controle. Esse é o momento de procurar ajuda psicológica evitando assim o agravamento dos sintomas.

Mais do que nunca precisamos uns dos outros, temos que nos sentir amparados e inclusive não podemos deixar de lado as pessoas que foram e ou ainda estejam contaminadas, lembrando que o vírus não passa pelo celular e que todos nós precisamos reforçar nossa energia emocional através do contato com o outro.

Que todo esse nosso desconforto fortaleça nossa HUMANIDADE, SOLIDARIEDADE E AMOROSIDADE.


Um abraço,

Elisabeth

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page