Objetivos:
Desenvolver agilidade corporal
Argumentar e ouvir opinião das pessoas
Explorar unidades de medidas
Livro Buriti Mirim, página 11 (Salto em Distância)
Antes: Convide a criança para brincar de salto a distância. O ideal seria realizar em algum lugar onde uma possível queda seja amortecida, como por exemplo em um colchão, ou tapetes. Caso não seja possível, ao invés de fazer com que a criança salte, substitua os saltos em distância por lançamentos de objetos, como bolinhas em superfícies lisas. Após alguns saltos/lançamentos, pergunte para a criança como pode descobrir quem consegue saltar a maior distância e estimule a formular hipóteses. Caso ela escolha unidades de medidas não padronizadas, como pés ou passos, ajude-as a perceber que os resultados podem variar, já que cada um tem um tamanho de pé ou de passada.
É importante mostrar que a ela que a distância a ser medida não varia — o que varia é a unidade de medida não padronizada. Para não haver variação no resultado, é preciso utilizar uma Unidade de medida padronizada, como o metro e o centímetro.
Durante: Peça para que a criança descreva o que vê nesta página (nº 11 do Livro Buriti Mirim) e pergunte se tem alguma ideia do que terá de fazer. Então, apresente as questões propostas e avalie os argumentos que surgirem. Se necessário, providencie os objetos citados e incentive-as a realizar medições em casa para que cheguem a uma conclusão.
Depois: Acesse o link abaixo e veja vídeos e provas de salto em distância e mostre-o à criança para que conheça essa modalidade de atletismo.
Desenho livre
Comments