Objetivos:
Explorar movimentos corporais e noções espaciais;
Tomar decisões e refletir sobre sentimentos;
Compreender a função dos números ordinais.
Livro Buriti Mirim, página 08 (hora de correr!)
Antes: Peçam para lembrar da história da Lebre e a Tartaruga contada pela tia Neide em sala. Explore o imaginário prévio das crianças. Pergunte por exemplo:
Se vocês pudessem se transformar em bichos e apostasse uma corrida, que bicho você gostaria de ser?;
Quais bichos teriam mais chances de vencer?;
Por quê?;
Conte às crianças que elas vão apostar uma corrida, fazendo de conta que são bichos.
Durante: Leve a criança para um lugar apropriado para uma pequena corrida e incentive-a a decidir o trajeto, ponto de partida e chegada e o sinal para a largada. Antes da disputa, informe que será necessário competir como se fosse o bicho escolhido e para isso irá tentar simular os movimentos corporais deles. Será necessário a ajuda da família, para que esta simulação aconteça. Quando todos tiverem completado o percurso, explore com elas a ordem de chegada dos bichos: quem chegou em primeiro, segundo, terceiro e último lugar.
Assista ao vídeo:
Depois: Pergunte à criança como se sentiu antes da largada, durante a corrida e no fim dela. Incentive a criança a falar sobre o sentimento de vitória e derrota. Em seguida, oriente a desenhar o bicho que venceu a corrida no livro. Se elas quiserem e souberem, poderão escrever o nome dele.
Atividade:
Em uma folha em branco faça um desenho sobre a corrida da Lebre e a Tartaruga.
Aula de Educação Física Brincadeira livre.
Comments